Cabelo Humano

“ Existe uma classificação universal que define os diferentes tipos de cabelo de acordo com três grupos raciais:
mongolóides (asiáticos), negróides (africanos) e caucasianos (europeus). Dentro dessa classificação, os cabelos orientais possuem algumas características peculiares. São extremamente lisos, negros, e apresentam maior brilho. A grande espessura dos fios deve-se ao fato de possuírem várias capas de células de cutícula. Além disso, a medula, região central da fibra que pode ser ausente e descontínua em alguns casos, está presente em todos os cabelos asiáticos e encontra-se repleta de pigmentos, contribuindo para o brilho e o alto teor de umidade desse tipo de cabelo” A maioria dos seres humanos lava, corta e condiciona os cabelos regularmente. Mas além dos fatos básicos de estética e higiene, existem algumas curiosidades que em geral desconhecemos.


Estrutura básica dos fios de cabelo:

O ser humano médio possui 100.000 fios de cabelo.
Os ruivos, 90.000.
Os que têm cabelos pretos, 110.000.
Os louros, 140.000.
O diâmetro médio do fio de cabelo depende de vários fatores, principalmente da raça do indivíduo. Os louros variam entre 0,017 a 0,051 mm e os de cor escura, entre 0,064 e 0,1 mm.

Um simples fio de cabelo pode suportar em média até 100 gramas de peso antes de se romper. Isso significa que todos os cabelos da cabeça podem juntos, pelo menos teoricamente, suportar o peso de dois elefantes africanos adultos (~ 5.000 kg cada).

Crescimento médio anual: 12 cm.
O cabelo feminino cresce mais devagar que o masculino.
O cabelo masculino é mais denso que o feminino.
Acima de 50% dos homens com idade na faixa de 50 anos, tem a queda de cabelos segundo um padrão definido masculino.
40 % das mulheres na época que atingem a menopausa, terão um padrão feminino hereditário de queda dos cabelos.
Em geral, 90% dos fios de cabelo estão em crescimento e 10% em repouso.
Distúrbios da tireóide e deficiência de ferro no organismo são fatores reversíveis da queda do cabelo.
A maioria das drogas e vários tipos de medicamentos causam a queda dos cabelos.
Pode-se perder mais de 50 % dos cabelos antes de que se torne evidente para as outras pessoas.
É normal a perda de 100 fios de cabelo por dia e esse número ainda varia segundo vários fatores, entre eles, a alimentação, o estado de saúde e hábitos individuais.
Diariamente nos adultos médios, a soma total do crescimento dos fios de cabelo atinge 35 metros.


  • O cabelo é o tecido humano que mais cresce no corpo.
  • Pontas de fios quebrados não podem ser consertadas e devem ser cortadas.
  • Cortar os cabelos não interfere com seu crescimento.
  • O cabelo cresce mais no clima quente do que no frio.
  • Nas pessoas idosas o cabelo cresce menos e torna-se menos denso.
  • A higiene correta não resseca os cabelos.
  • A lavagem freqüente não aumenta a queda de cabelos.
  • Pentear é menos prejudicial do que escovar.

Massagear regularmente o couro cabeludo, aumenta o fluxo sanguíneo que irriga as raízes dos cabelos.
A poluição é prejudicial aos cabelos; ela enfraquece e tira seu esplendor. É particularmente prejudicial aos cabelos oleosos, uma vez que atrai e retém as impurezas contidas na atmosfera.

  • A umidade estica os fios do cabelo.
  • A textura ou trama do cabelo é determinada pelo diâmetro individual de cada fio.
  • O cabelo não revela a que sexo pertence a pessoa.
  • Cabelos de pessoas da raça negra crescem mais devagar e são mais frágeis que os de outras raças.
  • Cabelos de pessoas asiáticas crescem mais rápido e possuem maior elasticidade.
  • Africanos e europeus são mais propensos a ficar carecas do que os asiáticos.

A beleza e o brilho nos cabelos são metas que as mulheres sempre querem alcançar. Não é à toa, afinal, um cabelo bonito e bem tratado realça ainda mais a beleza feminina.
O brilho sempre foi comparado ao atributo de saúde nos cabelos. Isto um é fato verdadeiro! Para conseguir o efeito, os fios devem estar bem tratados, saudáveis, com uma espécie de película protetora, que retém brilho, refletindo assim, a luz. Se os cabelos estiverem danificados, a película estará aberta e não irá reter água e nem proteínas, deixando os fios porosos, o que resulta em um cabelo sem brilho, pois a luz não irá refletir sobre eles.


Como ocorrem os danos aos cabelos?

Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção.
É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos.
Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas.
Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.
Quatro fatores para um cabelo saudável. Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.


Brilho.
Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.
Condicionadores contendo agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.


Eletricidade estática.
Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.


Força.
Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.


Exposição solar.
A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos.
Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.
Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.


Dicas para o cuidado diário.
Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
Enxágue bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural.
Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.


Hidratação simples.
A hidratação capilar serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida. São tratamentos a base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina. A hidratação constante é uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, com brilho, sedosos e macios. Dependendo das condições dos fios, ela deve ser feita toda semana, a cada 15 dias ou mensalmente.


Hidratação profunda.
A hidratação profunda é a mais eficiente de todas, pois contempla nutrientes adicionais em relação aos outros tipos de hidratação. Para que uma hidratação seja 100% eficaz é necessário usar produtos de qualidade e seguir o procedimento correto.


Cauterização.
A cauterização é uma reestruturação capilar. A cauterização ou plástica capilar, como também é chamada é um tratamento que faz a cicatrização das cutículas do cabelo através de hidratações com produtos especiais. A principal função da cauterização é recuperar a elasticidade do cabelo, já que o tratamento age do córtex até as cutículas, por dentro do fio. Ou seja, a view site é uma hidratação profunda que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos.
Um dos principais componentes do cabelo é a queratina. Quando os fios perdem esse nutriente ocorre um desgaste da fibra capilar, os cabelos ficam secos, quebradiços, porosos e sem vida. A cauterização é uma técnica para repor essa queratina perdida.
A queratina é o componente essencial do fio, formado por aminoácidos que preenchem as fissuras e recompõem a fibra do cabelo. Além disso, a queratina penetra na cutícula do cabelo, hidratando e restaurando fio a fio, devolvendo a maciez, o brilho e repondo a queratina natural do cabelo.

Método de alisamento compactado usando o sistema de mapeamento capilar.

Alisamento 100% sem formol

Depoimentos de clientes

Edna Estevão
03.06.17, 22:55
Gente, nunca vi coisa igual. Já passei de tudo nesse meu cabelo,só o cabelo liso que realmente deixou os meus cabelos soltos e lisos, realmente é … read more
Dafne
10.12.16, 00:16
Cabelo maravilhoso só na (cabelo liso), profissional mestre no que faz! Só satisfaçao
Camila Moreth
29.01.17, 16:30
Obrigada equipe Cabelo liso.com estou super satisfeita com o resultado. Foi o melhor procedimento que já fiz. Super recomendo!
Topo
JFBCAction ID not found!